NOTÍCIAS

 

29/11/2010
Fisioterapia

 

Produção científica é publicada em revista de referência

 

Um artigo desenvolvido pelos Fisioterapeutas,  Dr. Gudson Queirós e Dr. Júlio Cézar Carvalho, egressos do Centro Universitário Cesmac, foi publicado na Revista Neurobiologia. Intitulada “Estudo comparativo da eficácia do alongamento estático em 15, 30 e 60 segundos em adultos jovens”, a pesquisa fez parte do Programa Semente de Iniciação Científica (PSIC) da Instituição, da qual os participantes foram bolsistas, e foi orientada pelos docentes Dra. Aline Araújo e Prof. Dr. Euclídes Trindade.

Para a coordenadora do curso de Fisioterapia, Profa. Ana Lúcia Gusmão, a publicação comprova a abrangência e competência da graduação do CESMAC comparada a outras universidades. “Com a publicação de artigos em revistas de circulação nacional, nosso curso começa a ocupar um espaço no país e atinge um padrão nacional”, destacou.

Os fisioterapeutas que conduziram a pesquisa prosseguem se especializando.

Dr. Gudson Queirós atualmente pertence ao quadro da Universidade Federal de São Paulo e Dr. Júlio Cézar a Faculdade Integrada de Patos.

 

“Pesquisar, principalmente para a área de Saúde é imprescindível. É um campo que sempre devemos procurar  e nos aprofundar”, disse o Dr. Júlio Cézar Carvalho.

 

O Dr. Gudson Queirós  reafirma a importância da ciência na prática clínica da Fisioterapia. "A prática baseada em evidência vem crescendo a muito. Acredito que essa deve ser a pupila do fisioterapeuta. Sempre que possível o profissional deve lançar mão da evidência que mais beneficia o doente. Isso não quer dizer que uma conduta que não tenha evidência científica comprovada seja inválida; apenas expõe que não há provas suficientes para afirmar ou negar a terapêutica" diz o fisioterapeuta.


Sobre a Revista

A Neurobiologia é uma das mais antigas publicações científicas em circulação na América Latina. Sua fundação, em 1938, fez parte do empreendedorismo pioneiro do Prof. Dr. Ulysses Pernambucano, em prol das Ciências da Saúde (particularmente das Neurociências) no Brasil. A revista é indexada na National Library of Medicine, USA.

 

Fonte: https://www.cesmac.com.br/ascom/noticia.php?c=1657